quinta-feira, 1 de maio de 2008

Vantagens e desvantagens das redes sem fio

As redes sem fio apresentam as seguintes vantagens:

Flexibilidade: dentro da área de cobertura, uma determinada estação pode se comunicar sem nenhuma restrição. Além disso, permite que a rede alcance lugares onde os fios não poderiam chegar.
Facilidade: a instalação pode ser rápida, evitando a passagem de cabos através de paredes, canaletas e forros, portanto uso mais eficiente do espaço físico.
Redução do custo agregado: mesmo mais dispendiosa que uma rede cabeada, estão agregadas.
vantagens como: melhor utilização dos investimentos em tecnologias existentes como laptops, rede de dados e voz, aplicativos, agilidade nas respostas aos clientes.
Diversas topologias: podem ser configuradas em uma variedade de topologias para atender a aplicações específicas. As configurações são facilmente alteradas, facilidade de expansão, manutenção reduzida.

Em contrapartida, apresentam as seguintes desvantagens:

Qualidade de serviço: a qualidade do serviço provido ainda é menor que a das redes cabeadas. Tendo como principais razões para isso a pequena banda passante devido às limitações da radiotransmissão e a alta taxa de erro devido à interferência.
Custo: o preço dos equipamentos de Redes sem Fio é mais alto que os equivalentes em redes cabeadas.
Segurança: intrinsecamente, os canais sem fio são mais suscetíveis a interceptores não desejados. O uso de ondas de rádio na transmissão de dados também pode interferir em outros equipamentos de alta tecnologia, como por exemplo, equipamentos utilizados em hospitais. Além disso, equipamentos elétricos são capazes de interferir na transmissão acarretando em perdas de dados e alta taxa de erros na transmissão.
Baixa transferência de dados: embora a taxa de transmissão das Redes sem Fio esteja crescendo rapidamente, ela ainda é muito baixa se comparada com as redes cabeadas.

5 comentários:

Unknown disse...

Caro marcio... muito legal seu blog, parabéns pela iniciativa !!! mas se vc pesquisar um pouquinho mais vai ver artigos sobre a wireless com mais precisão. hoje em dia temos a banda "N" da rede rodando em incriveis 1Gbps ( um giga )se vc conseguir um bom sinal a perda do mesmo se torna zero... tendo a mesma eficiência das redes cabeadas... no geral as redes cabeadas são configuradas ainda com a taxa de 10/100Mbps (max 100 megas). a unica rede que ainda não foi superada e a de fibra optica... suporta altissimas velocidades... acima de 20 Gbps (20 gigas).

Vivaldo Júnior disse...

Caro Sauron, nas redes cabeadas, usando par trançado, chega-se a 1Gbps, tal como na banda N. Haja como exemplo os switches 10/100/1000. Abraços.

Sala de Cursos SP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

so tenho a dizer-te vai em frente uma boa iniciativa,apesar dos apesares.

Unknown disse...

Na desvantagem faltou a acrescentar a questão da segurança.